Gestão Participativa
GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO
KÁTIA MULLENE ESPÍNDOLA SILVA
GESTÃO PARTICIPATIVA
CACHOEIRINHA-PE
2014
FACULDADE DE DESENVOLVIMENTO E INTEGRAÇÃO REGIONAL – FADIRE
KÁTIA MULLENE ESPÍNDOLA SILVA
GESTÃO PARTICIPATIVA
Trabalho de conclusão da disciplina de Organizações, sistemas e métodos elaborado pela acadêmica Kátia Mullene Espíndola Silva, como exigência para o curso de graduação em Administração sob a orientação do prof. Lívia Vilaça.
CACHOEIRINHA-PE
2014
INTRODUÇÃO
Este trabalho tem como objetivo fundamental discutir sobre conceitos e praticas da gestão participativa, trazendo uma abordagem de conteúdo mais clara, denotando que é uma forma mais adequada de trabalho na coletividade. No mesmo é relatado o processo de gestão participativa, o foco principal desta gestão na competividade do mercado, o modelo e as estratégias que são fundamentais implantar dentro da organização. Quando se fala em gestão participativa, pode se pensar em um dificuldade da participação de todos, mas não é bem assim, pois a definição nos traz outro modo, o qual os colaboradores direto ou indiretamente participam das questões em geral da organização, é sobre este fato principal que o seguinte trabalho vem nos orientar.
GESTÃO PARTICIPATIVA
A gestão participativa trata-se um conjunto de princípios que valoriza a colaboração das pessoas envolvidas na empresa, auxiliando na tomada de decisões dentro da organização. O envolvimento dos colaboradores permite uma manifestação nos objetivos, metas e resolução de problemas, sempre havendo um dialogo aberto, deixando a parte o nível hierárquico, e ouvindo todos os que se fazem presente, para que possa atingir um rumo decisivo aos negócios. Resume-se em compartilhar as decisões não apenas com os colaboradores, mas também, com clientes, fornecedores, distribuidores e todos os que