HERMENEUTICA
1. Conceito
"Hermenêutica é a teoria cientifica da arte de interpretar [...] Contém regras bem ordenadas que fixam os critérios e princípios que deverão nortear a interpretação." - Carlos Maximiliano
A Hermenêutica é a arte ou o método interpretativo que procura compreender um determinado texto, ou seja, esta expressão – provinda do grego hermeneuein -, tem o sentido de ‘interpretar’, ‘explicar’ de uma forma geral a passagem textual em questão, tentando nela encontrar a alegoria presente. Ela inicialmente consistia em uma metodologia específica para desvendar a Escritura Sagrada, aparecendo esta palavra textualmente na Bíblia pelo menos quatro vezes. A hermenêutica pode ser compreendida como o processo de decifração de um conteúdo e de um significado manifestos para um significado latente ou escondido. (PALMER, 1986)
Heidegger, um dos pensadores fundamentais do século XX, descrevia a hermenêutica como uma filosofia e não uma ciência, deveria ser entendida de modo existencial e não metodológico. "Devemos partir de uma pré compreensão mais elaborada, pois se partíssemos do vazio não chegaríamos a nada."
Tudo o que o homem faz é passível de interpretação por isso a hermenêutica é um ramo da filosofia que estuda ou define os modos de interpretação de toda a obra humana.
2. Origem do termo
Os gregos atribuíam ao deus-mensageiro-alado Hermes a descoberta da linguagem e da escrita, sendo estas as ferramentas para a compreensão humana, que as utiliza para chegar ao significado das coisas e para transmiti-los aos outros. Logo, “hermenêutica”, a partir da sua raiz mais antiga, sugere o processo de ser tornado compreensível, ser interpretado, e especialmente enquanto tal processo envolve a linguagem, visto ser a linguagem o meio por excelência neste processo. “A tarefa da interpretação deverá ser tornar algo que é pouco familiar, distante e obscuro em algo real, próximo e inteligível” (Das Verstehen, in HEIDEGGER, 2012).
Outros dizem que o