Matematica Aplicada - Função do 1°grau
Estudo da função de primeiro grau e suas aplicações ao custo, receita e lucro na comercialização de um produto, e sua interpretação gráfica.
Realização da modelagem de situações matemáticas. Cálculo do ponto de equilíbrio que determina o volume de produção e vendas de uma empresa, sendo assim podendo-se identificar quanto é preciso vender para obtenção de lucro.
Etapa 1
Passo 1
Função do primeiro grau
A função é utilizada para relacionar valores numéricos de uma determinada expressão algébrica de acordo com cada valor que a variável x assume. Consideramos x e y como duas variáveis, uma dependente da outra. O objetivo da função é relacionar para cada valor de x um valor para y.
Caracteriza-se como função de 1° grau quando há uma variação na variável independente (x) gerando uma variação proporcional, sendo que o gráfico é sempre uma reta. Ela pode representar o custo, a receita e o lucro na comercialização de um produto.
Obtemos a função Custo através da soma do custo variável com o custo fixo, assim podemos analisar a função Receita que é dada pela multiplicação do preço unitário pela quantidade comercializada. Obtemos a função Lucro fazendo Receita menos Custo.
Definida por y=f(x)=mx+b, sendo que m (coeficiente angular) dá a inclinação da reta graficamente que representa a função. Se m > 0 variação positiva crescente e se m < 0 variação negativa decrescente. Na função crescente à medida que os valores de x aumentam os valores de y também aumentam ou à medida que os valores de x diminuem os de y também diminuem. Na função decrescente à medida que os valores de x aumentam, os de y diminuem e à medida que os valores de x diminuem, os de y aumentam. O ponto em que a reta corta o eixo y é dado graficamente pelo b na função.
O ponto em que a receita é igual ao custo, analisando graficamente é identificado como ponto de equilíbrio, ou seja, o faturamento mínimo que a empresa precisa obter para não ter prejuízo em um determinado período de tempo.