o seminarista
Ambientado no interior de Minas Gerais, O seminarista narra o drama de Eugênio e Margarida, que, na infância, passada no sertão mineiro, estabelece uma amizade que logo vira paixão. O pai de Eugênio, indiferente aos sentimentos do filho, o obriga a ir para um seminário. Dilacerado entre o amor e a religiosidade, Eugênio segue para o mosteiro.
Embora todo o sofrimento da perda amorosa, o jovem dedica-se à vida espiritual e acaba se ordenando sacerdote. Volta então à aldeia natal para rezar a sua primeira missa. Lá encontra a sua antiga paixão, Margarida, que está à beira da morte. Os dois não resistem ao impulso afetivo e mantêm relações. Em seguida, a heroína morre. Eugênio, ao saber da notícia, pouco antes de iniciar a missa, enlouquece de dor afetiva e moral, tanto pelo desaparecimento da amada quanto pela quebra do voto de castidade.
Eugênio e Margarida são vitimas da arrogância e dos preconceitos de uma época que os faz viver tão tragicamente como Romeu e Julieta.
Personagens:
Eugênio: personagem principal da historia, é mandado pelos pais para um seminário, onde deveria tornar-se padre. No começo aceita e gosta da ideia de ser padre, entretanto descobre ser apaixonado por margarida, tenta então dizer aos pais que não queria ser padre, mas não se vê sucedido e acaba por concluir seus estudos eclesiásticos.
Margarida: não chegou a conhecer o pai, que morrera em batalha quando era ainda um bebe, mora com a mãe, D. Umbelina, nas terras de Capitão Antunes, pai de Eugênio e amigo de seu falecido pai. Conviveu com Eugênio desde criança e criou por esse um forte sentimento de amor.
Francisco Antunes: Pai de Eugênio, senhor muito severo em relação as crenças e costumes vigentes. Quer de todo jeito ver o filho padre já que na sociedade da época ter um filho padre era motivo de muito orgulho e prestigio.
Sra. Antunes: Mãe de Eugênio partilhava de mesmas opiniões que seu marido, o que mais queria era ver o filho como um bom padre servindo a igreja. Era