O SEMINARISTA
BERNARDO GUIMARÃES
ALUNOS : Rafael F , Lucas e
Antonio
Personagens
• Eugênio: Protagonista da história. “O rapaz era alvo, de cabelos castanhos, de olhar meigo e plácido e em sua fisionomia como em todo o seu ser transluziam indícios de uma índole pacata, doce e branda” (p.21). Fora mandado pelos seus pais ao seminário.
Margarida: Afilhada dos pais de
Eugênio, não conheceu seu pai, que morreu em batalha. Vive com a mãe
Umbelina nas terras de Sr. Antunes.
Desde criança demonstra uma paixão por Eugênio
Sr. Francisco Antunes: Pai de Eugênio, revela-se um homem capaz de mentir e enganar o próprio filho, para defender o status e os interesses familiares.
• Sra. Antunes: Mulher boa e carinhosa, era a mãe de
Eugênio. Muito religiosa, concordava com as decisões do marido.
Dona Umbelina: Mãe de
Margarida, nutria grande carinho por Eugênio, vive uma vida simples, vendendo o que produz para viajantes.
Luciano: Rapaz apaixonado por Margarida e rejeitado por ela. Aparentava ser rico e bem nascido
•
Enredo
•Ambientado no interior de Minas Gerais, O seminaristanarra o drama de Eugênio e Margarida, que, na infância, passada no sertão mineiro, estabelecem uma amizade que logo vira paixão. O pai de Eugênio, indiferente aos sentimentos do filho, o obriga a ir para um seminário. Dilacerado entre o amor e a religiosidade, Eugênio segue para o mosteiro.
•Embora todo o sofrimento da perda amorosa, o jovem dedica-se à vida espiritual e acaba se ordenando sacerdote. Volta então à aldeia natal para rezar a sua primeira missa. Lá encontra a sua antiga paixão, Margarida, que está à beira da morte. Os dois não resistem ao impulso afetivo e mantêm relações. Em seguida, a heroína morre.
Eugênio, ao saber da notícia, pouco antes de iniciar a missa, enlouquece de dor afetiva e moral, tanto pelo desaparecimento da amada quanto pela quebra do voto de castidade.
•Eugênio e Margarida são vitimas da arrogância e dos preconceitos de uma época que os faz viver tão tragicamente como