Gestão educacional
PROJETO POLITICO - PEDAGÓGICO:
Reflexões e Orientações
-----------------------
O projeto é que confere consistência, amplitude e sentido a pratica pedagógica. Assim uma instituição como a escola precisa ter o seu Projeto Político Pedagógico
PROJETO PEDAGÓGICO E CONCEPÇÕES DE EDUCAÇÃO
Essa concepção é que se constitui como o referencial teórico, que deve nortear os procedimentos, processos, atividades , organização dos tempos e espaços da escola.
Não se pode prescindir do professor, de sua autoridade, de sua competência teórico-conceitual, pedagógica, política no sentido de dirigir o processo ensino aprendizagem.
PRINCIPIOS NORTEADORES
Autoridade:não deve ficar centrada nem na pessoa nem na função, mas na competência profissional.
Qualidade:deve ser priorizada, pois é ela que garante a formação do individuo, enquanto cidadão, enquanto sujeito da práxis social.
Participação: é preciso, literalmente, abrir a escola para a participação da comunidade escolar como um todo: pais, alunos, profissionais da educação e funcionários da instituição.
Autonomia
C) Na dimensão ético-profissional, pelo qual a escola não deve se curvar, passivamente, às deliberações das instancias superiores.
A) Gestão/ Administração
A escola pode e deve controlar seus próprios caminhos, sua trajetória e cultura que a peculiarizam e a distinguem das outras escolas.
B) Nos seus aspectos organizacionais, pelos quais pode-se obter resultados positivos ou negativos
Democracia: perspectiva principal de uma escola, como possibilidade no ponto de partida e realidade no ponto de chegada.
Igualdade: educação inclusiva, promoção da ação transformadora. Possibilitar que todos os alunos tenham oportunidades de frequentar, com sucesso, uma escola de qualidade.