Gestão educacional
Entendemos então, que toda ação para ser executada, deve antes seguir um processo de elaboração. Dentro do âmbito educacional, encontramos inúmeros documentos elaborados, em sua maioria, pelos representantes do Poder Público, que em tese seriam para a melhoria do sistema educativo, são exemplos destes documentos os Planos educativos dos Estados e Municípios, ou da própria instituição, como o Projeto Político Pedagógico, sendo através de projetos como estes, que a sociedade poderá vir a cobrar, mas principalmente participar significativamente da própria educação.
Vale ressaltar que o conceito de planejamento e política educacional, está ligado a ideia de gestão democrática, visto que uma instituição autônoma é aquela que constrói seus planos de ação de forma coletiva, como estratégia fundamental para sua emancipação interna e externa, sendo através do PPP, que se busca um amplo desenvolvimento educacional e institucional.
A Educação é política, sendo ao mesmo tempo dependente da mesma, tanto material, como financeiramente, ou como diz Mészáros (2002), “[...] o Estado – em razão de seu papel constitutivo e permanente sustentador – deve ser entendido como parte integrante da própria base material do capital”. (p. 124-125, apud LARA & KOEPSEL, p. 14, 2010)
Ao legislarmos, estamos praticando a política, pois o ato de legislar nada mais é do que o ato de mover-se dentro dos parâmetros legais. A política pública educacional nos remete aos planos de ações elaboradas politicamente, como por exemplo, o Plano Nacional