Análise do livro didático
Gesiane Seixas da Silva
Maria da Glória da Silva Oliveira
Paulo André de Jesus Castro
Zaneide Soares Cantuária
Análise de Livro Didático solicitado, como requisito avaliativo da disciplina Língua e Variação: Implicações para o Ensino, ministrada pela professora Nezi Pimentel, na Universidade Federal do Oeste do Pará – UFOPA.
Óbidos
Jul/2012
Introdução
O livro didático (LD) é uma importante ferramenta no ensino da Língua Portuguesa. Em algumas escolas é o principal elemento que agrega conhecimentos importantes acerca da disciplina. A facilidade de encontrar conteúdos acompanhados de exercícios pode fazer do LD a única fonte de pesquisa para professores e alunos. Por isso é importante que, no ato da escolha, sejam considerados alguns critérios indispensáveis à construção do conhecimento: Contextualização, Interdisciplinaridade, Língua e Variação, Gêneros Textuais, Textos Integrais, Textos Regionais, Interpretação Textual, texto como elemento de análise gramatical, Iconografia.
Com base nesses itens, o presente trabalho visa analisar a coleção Português Linguagens (5ª a 8ª séries), que tem como autores William Roberto Cereja e Tereza Cochar Magalhães.
Contextualização
A coleção não apresenta textos específicos voltados para o contexto em que será utilizado, mas apresenta textos que devem ser abordados em qualquer contexto, pois utiliza temas de interesse social, por exemplo: bullying, solidariedade, respeito, etc. Os livros de 7ª e 8ª séries abordam temas como: anorexia, bulimia, namoro na adolescência, o papel da televisão na formação de opiniões, etc. Portanto, não se pode considerar essa coleção “descontextualizada”, visto que o ensino de língua Portuguesa não deve ser pautado em atividades sem função desvinculada dos diferentes usos sociais.
Interdisciplinaridade
A interdisciplinaridade é um dos pontos mais positivos da coleção. Em todos os livros, encontram-se textos referentes às