Analise do livro didático
A coleção do 6º ao 9º ano do Livro Didático escolhidos pelos os professores, de língua portuguesa, coordenadores e o diretor da Escola Municipal Josefa Silva Costa, localizada na cidade de Satuba no estado de Alagoas. Português Linguagens é um livro indicado no programa nacional do Livro Didático (PNLD) do Ministério da Educação, MEC. Os autores são professores. Willian Roberto Cereja e Thereza Cochar Magalhães. Willian Roberto Cereja Professor graduado em Português e Linguística e licenciado em Português pela Universidade de São Paulo, Mestre em Teoria Literária pela Universidade de São Paulo, Doutor em Linguística Aplicada e Análise do Discurso na PUC-SP. Thereza Cochar Magalhães Professora graduada em Português e Francês e licenciada pela FFCL de Araraquara, SP, Mestre em Estudos Literários pela UNESP de Araraquara, SP, Professora da rede pública de ensino em Araraquara, SP.
O livro didático é um farto material linguístico para se refletir a linguagem. Cujo objetivo dessa pesquisa foi focalizar os conteúdos básicos - leitura, produção de texto, linguagem oral, reflexão sobre a língua e a linguagem – que integram as propostas de ensino de Língua Portuguesa relacionando com PCN. Assim sendo, foi uma excelente escolha para os alunos desta Instituição, principalmente o 7º ano que foi o livro analisado nesta pesquisa, os mesmo foram aceitos e trabalhado pelos professores respeitando o eixo temático do livro em estudo.
Na análise realizada a partir do roteiro, nas primeiras páginas verificamos que os quatro volumem tem primeiramente a apresentação de uma série de exercícios que são relacionados ao que cada um deles oferece. A escolha dos termos que compõem aponta teoricamente para uma boa escolha.
Os PCNs propõem que os livros didáticos trabalhem os gêneros textuais, o livro em estudo aborda uma grande variedade de gêneros. É proposto pelo PCNs que os livros didáticos trabalhem as questões USO REFLEXÃO, uso da língua, neste aspecto