analise de um livro didatico
O objetivo deste trabalho e analisar um livro didático de língua portuguesa, visando esclarecer alguns aspectos da estrutura do livro e quanto as concepções de língua, linguagem, gramática, aprendizagem, leitura e a concepção do aluno em relação a esse material. Tanto para os professores quanto para alunos, é de fundamental importância que conheçamos bem o material com o qual trabalharemos, dessa forma, ao analisarmos esse material, destacaremos tanto os pontos positivos quanto os pontos negativos nele existentes. Para tal objetivo, utilizaremos o livro didático de língua portuguesa “Singular e Plural leitura, produção e estudos de linguagem”, das autoras Laura de Figueredo, Marisa Balthasar e Shirley Goulart.
Introdução
Ao analisar esse material, verificamos que muito além das opções que o livro didático nos dá, nos precisamos usá-lo sempre, pois essa é uma das formas que fazem com que os alunos leiam. Entre outras opções, na maioria das vezes percebemos que esse material pode ser mais útil como material de apoio, ou seja, retiramos as partes que nos interessam e serão úteis ao preparar uma determinada aula e juntamos com outras ideias opções para que tudo fique mais produtivo, tanto no ensino como no aprendizado. Aspectos como nome, qualidade de papel utilizada na confecção, organização, tipos de exercícios entre outra é o que analisaremos a partir de desse estudo.
Análise
O livro didático “Singular e Plural leitura, produção e estudos de linguagem”, das autoras Laura de Figueredo, Marisa Balthasar e Shirley Goulart, é utilizado na rede pública municipal da cidade de Turvo - PR. Tem o selo de aprovação do PNLD (Programa Nacional do Livro Didático), que consiste de um programa criado pelo Ministério da Educação para a distribuição e controle de qualidade dos livros didáticos distribuídos na rede pública de ensino do Brasil.
Ao propor fazer uma análise de livro didático, percebemos, enquanto professores