Gestão educacional
PROGRAMA UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL
DEPARTAMENTO DE FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO
CURSO DE PEDAGOGIA - MODALIDADE DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA DISCIPLINA: Gestão Educacional
ATIVIDADE ESCRITA
Para atividade teórica leia os capítulos 2 e 5 do livro Gestão Educacional.
1-O capítulo 2 intitulado “Políticas Públicas para Educação Básica” apresenta as políticas públicas para educação básica e os novos padrões de gestão da escola a partir do processo de reestruturação do capitalismo. Para tanto destaca os elementos constitutivos na legislação e planos para a educação no Brasil e a influência do caráter gerencial na gestão educacional. Com base nestas questões analise o Plano Nacional de Educação (PNE) de 2001 e faça uma sistematização deste documento explicitando as novas formas de gestão na educação brasileira.
As metas do Plano Nacional de Educação (PNE) de 2001 a 2010 foram deficientes e encontram-se longe de ser uma realidade satisfatória para a Educação Brasileira. Com uma nova proposta, entidades ligadas à Educação defendem que a nova versão do PNE seja determinada e clara na origem dos recursos e na área em que devem ser investidos. Eles obtinham metas que iriam de encontro às necessidades e com a solução dos problemas, as metas eram: universalizar o ensino fundamental, implantar o ensino fundamental de 9 anos, assegurar a EJA para 50% da população que não cursou o ensino regular, erradicar o analfabetismo até 2010, atender 50% das crianças de até 3 anos e 80% das de 4 e 5 anos, implantar o piso salarial e planos de carreira e aprimorar sistemas de informação e avaliação.
A historia do Brasil tem sido um historia de perdas, exclusões e manutenção dos privilégios da minoria, o que as crianças e jovens e a maioria da população herdaram foi uma época de opressão e carência da educação, apos três anos do governo neoliberal de Fernando Henrique Cardoso, a educação tinge níveis intoleráveis, a não obrigação do estado com a educação publica,