Gestão Educacional no Norte do Brasil: formação em educação especial para professores do ensino básico.
Dalmir Pacheco de Souza - Doutorando, Programa de Pós-Graduação em Educação- UFAM. Pesquisador do
Grupo Multidisciplinar de Estudos e Pesquisas sobre Inclusão e Cidadania – IFAM. Bolsista do Núcleo de
Estudo e Pesquisa em Psicopedagogia Diferencial/UFAM-CAPES. dalmirpachecoo@gmail.com
Roberto Gilonna Júnior - Graduando em Gestão Pública na Universidade do Estado Amazonas. roberto_gilonna@hotmail.com RESUMO: O referido artigo tem como objetivo apresentar a experiência do Projeto
Arumã- Curso de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, do Instituto
Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas – IFAM. Este curso oferece formação em educação especial e habilita professores da educação básica em práticas e estratégias de adequação ao processo de ensino e aprendizagem nas classes comuns, para o atendimento a pessoas com deficiência (PCD). As informações foram obtidas por meio dos relatórios de avaliação e do relato dos professores cursistas. Abordamos à contextualização e conceituação da gestão educacional, particularmente a educação especial, formação de professores e apoio educativo a pessoa com deficiência, a experiência do IFAM na gestão do conhecimento. A formação de professores já se apresenta como um desafio na modernidade, ainda mais quando se insere no contexto amazônico brasileiro. Os resultados apresentados, ainda que parciais, já sinalizam os caminhos a serem trilhados em direção à gestão de políticas públicas de inclusão social por meio da educação.
PALAVRAS-CHAVE: Gestão, Educação Especial, Formação de Professores.
Introdução
Este trabalho apresenta a experiência exitosa do Instituto Federal de Educação, Ciência e
Tecnologia do Amazonas (IFAM), em gestão de projeto de capacitação em educação especial para professores de educação básica, no interior do estado do Amazonas.
Ao desenvolvermos este estudo,