Violência verbal
O termo “Violência Verbal” é a expressão que designa um comportamento deliberadamente agressivo, apresentado pelo conjunto dos cidadãos ou por parte deles, nos limites de espaço interpessoal. Tem qualidades que a diferenciam de outros tipos de ação violenta praticados por pessoas ou por grupos de pessoas q que se desencadeia em consequência das condições de vida ou convívio. A sua manifestação mais evidente são os altos índices de agressões depois de discussões acirradas, mas a mais constante é a infração dos códigos elementares da conduta civilizada. A observação da conduta moral da humanidade ao longo do tempo revela um processo de progressiva interiorização, existindo uma clara evolução, que parte da aprovação ou reprovação de ações externas e as suas consequências à aprovação ou reprovação das intenções que servem de base para essas mesmas ações. Por isso, os fundamentos da moralidade não se deduzem de um principio metafísico, mas daquilo que é mais peculiar ao homem, o desrespeito e a violência vão contra todos os princípios éticos, quer seja moral, verbal ou física.
Tipos de violência verbal
Insulto: é uma forma de violência verbal, em que geralmente o agressor utiliza palavras, que podem ser verdadeiras ou não, com ou sem exageros, que servem para humilhar de alguma forma ou atingir um ponto fraco da vítima. O insulto pode ser seguido de violência física ou pode vir carregado de palavras de baixo calão. As gírias sexuais ou as palavras de baixo calão pode ou não ser consideradas ofensivas dependendo de como são inseridas no contexto, da forma como são empregadas, como por exemplo a entoação da voz ou expressões corporais, e também da formação moral dos envolvidos, bem como o nível de intimidade entre as partes, além de outras variáveis.
Bullying: é um termo utilizado para descrever atos de violência física ou psicológica, intencionais e também repetidos, praticados por um indivíduo ou grupo de indivíduos
causando