Sociologia
Violência é todas as ações que machucam as pessoas de alguma forma, sendo com palavras, agressões e injustiças dasociedade.Todos temos direito de sermos livres de qualquer tipo de violência, porém ainda existem pessoas que sofrem com isso. Violência Estrutural e Sistêmica: Ela se expressa pelo quadro de miséria, má distribuição de renda ,exploração dos trabalhadores,crianças nas ruas,falta de condições mínimas para vida digna,falta de assistência em educação e saúde.Trata-se,portanto,de uma população de risco,sofrendo no dia-a-dia os efeitos da violação dos direitos humanos,confirmando as palavras de Mahatma Gandhi: a pobreza é a pior forma de violência. Apesar desse tipo de violência acontecer os presos ainda saem impunes do crime.
Violência Doméstica: Violência Doméstica é o abuso do poder exercido pelos pais ou responsáveis pela criança ou adolescente. Existem vários tipos de violência doméstica: violência física (bater, beliscar, empurrar, chutar), a violência psicológica (xingar,humilhar,agredir com palavras),o abuso sexual,a negligência e o abandono.
Em termos estatísticos,no Brasil,cerca de 70% dos casos de violências contra crianças e jovens tem os pais comoagressores.Essas agressões,em geral descontroladas,são consideradas como medidas de educar e disciplinar,próprias do poder dos pais.No encontro,com freqüência,tais “medidas educativas” ultrapassam o razoável e tornam-se atos violentos de abuso do poder parental.
Muitos dos crimes investigados,ocorreram na própria casa das crianças (44,3% dos casos) comprovando que o ambiente doméstico é,em muitos casos,perigo e não proteção para as crianças.
Violência Verbal
A violência verbal normalmente se dá concomitante à violência psicológica. Alguns agressores verbais dirigem sua artilharia contra outros membros da família, incluindo momentos quando estes estão na presença de outras pessoas estranhas ao lar. Em decorrência de sua menor força física e da expectativa da sociedade em