Gestão Democrática na Educação
Componentes:
OBJETIVO GERAL
Descobrir como se desenvolve uma proposta de gestão democrática e participativa na escola.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Conceituar o que é gestão e democracia.
Pesquisar quais são as principais características de uma gestão democrática.
Evidenciar a importância de uma gestão democrática e participativa.
INTRODUÇÃO
A implantação de um ambiente democrático na escola reveste-se de inúmeros entraves que limitam a efetivação desse processo, por exemplo, a ausência de esforço coletivo, a falta da clara definição dos objetivos pedagógicos a serem alcançados. A verdadeira idéia de gestão democrática muitas vezes não é trabalhada na prática com os partícipes da escola, ficando a questão tratada apenas no papel.
JUSTIFICATIVA
Este trabalho tem como objetivo fundamental desenvolver uma proposta de gestão democrática e participativa, que busque cotidianamente a construção da autonomia da escola. A Gestão Democrática se constitui como uma dimensão de atuação que objetiva promover a organização, a mobilização e a articulação de todas as condições materiais e humanas, necessárias para garantir o avanço dos processos sócio-educacionais dos estabelecimentos de ensino, orientados para a promoção da aprendizagem efetiva dos alunos, de modo a torná-los capazes de enfrentar adequadamente os desafios da sociedade globalizada e da economia centrada no conhecimento. A escola trabalha com a transformação do ser humano e, ao fazê-lo, seguramente direciona suas ações. Ao desenvolver suas tarefas pedagógicas e administrativas de forma aberta, não autoritária ou impositiva, e incentivando a curiosidade e a participação critica do aluno, estará ajudando a transformar o cidadão.
Para que ocorra uma maior integração da escola por meio da participação da sociedade, no processo de ensino aprendizagem, deve-se promover constante diálogo e cooperação, por meio da participação de todos e pelos instrumentos previstos