Gestão democrática da Educação
RUTE KEMILLY PIEPER ROCHA
RESUMO: Gestão Democrática na Educação
SERRA
2015
4 ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR E TRANSFORMAÇÃO SOCIAL
Já pudemos perceber no primeiro capítulo que a atividade administrativa é essencial para a vida humana e está presente em todos os tipos de organização social. A administração escolar é voltada para a transformação social, porém ela não é feita no vazio, mas realiza-se por meio de uma formação econômico-social.
A transformação social dever ser vista a partir do momento que reconhecemos e eliminamos a dominação de uma pequena parte da população- no caso os com mais poder aquisitivo- sobre o restante da sociedade.
A administração geral pode ser um produto do processo humano, considerada como organização social eterna e insuperável. De modo que aceita a ordem capitalista como o tipo mais avançado de sociedade que o homem pode alcançar as diferenças econômicas, politicas e sociais, consequência necessária da própria maneira injusta e desigual pela qual a sociedade é estruturada, mas como meras disfunções que podem ser adequadamente resolvidas e superadas a partir da aplicação das regras inerentes a tal organização social, numa dimensão estreitamente administrativa.
Diferentemente das empresas que buscam lucros e serviços em geral, a escola necessita de mão-de-obra possuindo uma participação relativamente mais elevada ao invés de usar maquinas como nas empresas comuns.
A administração escolar é vista como um problema puramente técnico, separado de seus determinantes econômicos e sociais. A escola com uma administração como de uma empresa se submeterá a classe burguesa, pois atendem os interesses do capital.
Como pressuposto básico de aplicar na escola as normas e métodos administrativos que são específicos da empresa capitalista, trabalhos teóricos nos mostram a administração escolar de natureza eminentemente conservadora da ordem social vigente.
No contexto