Gestão Democrática da Educação
Os anos de 1980 e 1990 do século XX foram marcados por uma ausência de reflexão e estudo dos grandes problemas de nosso tempo desde uma perspectiva avançada. O Seminário Internacional Hegemonia e Contra-Hegemonia revela seus avanços e suas contradições, assim como seus impactos locais e regionais, sendo organizado sob a direção do professor Theotônio. O Seminário de REGGEN de 2003 conta o apoio orgânico da UFF, UFRJ, UERJ, PUC-RIO, USP, que formam uma forte rede de instituições acadêmicas, governamentais e não governamentais de forma a garantir a continuidade da união de instituições internacionais que formam o REGGEN. A partir disso, os livros se reúnem em 3 volumes em que são organizados pelo professor Theotônio, Carlos Eduardo Martins, Fernando Sá e Mônica Bruckmam.
GEOPOLÍTICA, POLÍTICA DE CLASSE E A ATUAL DESORDEM MUNDIAL: IMMANUEL WALLERSTEIN
Com a conquista do Iraque, durante o regime de Bush, achava-se que poderia ser feito qualquer coisa num futuro previsível, porém, temiam que os falcões norte-americanos possam obter mais sucesso do que a previsão de seus oponentes. Essa análise se divide em 3 períodos: o período de 1945-1967/1973, ou do apogeu pós guerra da hegemonia dos EUA; o período de 1967-1973/2001, ou do último brilho do verão; e o período de 2001-2025/2050, ou da Anarquia que os EUA não podem controlar.
DEFININDO: O APOGEU DA HEGEMONIA DOS EUA NO PÓS-GUERRA
Ocorreu no período de 1945-1967/73, onde os EUA eram a potência hegemônica do sistema-mundo, combinando a superioridade econômica, militar, política e cultural, na qual se insistia na imediata diminuição do exército norte-americano depois de 1945, porém, os EUA contava com uma bomba atômica e com a capacidade da utilização de armamentos nucleares em qualquer lugar e a única coisa que se tinha a fazer, seria promover um acordo, e assim foi feito, sendo nomeado o acordo de Yalta. Dentro deste acordo, havia três cláusulas: o status que na