Gestão democrática na Educação
PEDAGOGIA
LEILA LOIOLA DA SILVA
ideb, uma ferramenta para se obter um ensino de qualidade.
PILAR _ BA
2013
LEILA LOIOLA DA SILVA
ideb, uma ferramenta para se obter um ensino de qualidade.
Trabalho apresentado ao Curso de Pedagogia da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas de Políticas Públicas na Educação básica; Curriculo Escolar e as Tecnologias em Educação, Metodologia da Pesquisa Científica, Fundamentos da Gestão Educacional, Seminário III.
Profs. Cyntia Simioni França, Melina Klaus, Okçana Batini, Vilze Vidotti e Samira Kfouri.
Tutora eletrônica: Mara Silvia Spurio
Tutora de sala: Dayane Chistine Santana de Freitas Pereira.
PILAR_BA
2013
Introdução
A educação básica brasileira vivencia atualmente uma mobilização por sua qualificação e a implantação de diferentes iniciativas que se propõem a fornecer subsídios para investimentos financeiros e gerenciais.
Em 2007 o Governo Federal lançou o PDE, Plano de desenvolvimento da Educação, com o objetivo de melhorar subtancialmente a educação oferecida às crianças, jovens e adultos.
A fim de mobilizar e impulsionar a sociedade para efetivar o PDE, foi criado o plano e metas, para que todos os brasileiros tenham acesso a uma educação de qualidade e seja capaz de atuar crítica e reflexivamente no contexto em que se insere. E para identificar quais são as redes de ensino municipais e as escolas que apresentam maiores fragilidades no desempenho escolar, o PDE dispõe de um instrumento denominado Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) que foi criado pelo Inep/MEC e busca representar a qualidade da educação a partir da observação de dois aspectos: o fluxo (progressão ao longo dos anos) e o desenvolvimento dos alunos (aprendizado).
Para tanto o presente texto aborda a importância do IDEB