Gestao democratica na educação
Objetivo geral
Descobrir mecanismos para efetivar uma maior participação dos pais nas assembléias gerais.
Objetivos específicos
Pesquisar como é a participação dos pais nas assembléias gerais.
Descobrir métodos utilizados pelas escolas que deram maior volume de pais nas assembléias.
INTRODUÇÃO
A implantação de um ambiente democrático na escola reveste-se de inúmeros entraves que limitam a efetivação desse processo, por exemplo, a ausência de esforço coletivo, a falta da clara definição dos objetivos pedagógicos a serem alcançados. A verdadeira idéia de gestão democrática muitas vezes não é trabalhada na prática com os partícipes da escola, ficando a questão tratada apenas no papel.
GESTÃO DEMOCRATICA NA EDUCAÇÃO
A gestão democrática da educação formal está associada ao estabelecimento de mecanismos legais e institucionais e à organização de ações que desencadeiem a participação social: na formulação de políticas educacionais; no planejamento; na tomada de decisões; na definição do uso de recursos e necessidades de investimento; na execução das deliberações coletivas; nos momentos de avaliação da escola e da política educacional. Também a democratização do acesso e estratégias que garantam a permanência na escola, tendo como horizonte a universalização do ensino para toda a população, bem como o debate sobre a qualidade social dessa educação.
Princípios
Os princípios que norteiam a Gestão Democrática são:
Descentralização: A administração , as decisões, as ações devem ser elaboradas e executadas de forma não hierarquizada.
Participação: Todos os envolvidos no cotidiano escolar devem participar da gestão: professores, estudantes, funcionários, pais ou responsáveis, pessoas que participam de projetos na escola, e toda a comunidade ao redor da escola.
Transparência: Qualquer decisão e ação tomada ou implantada na escola tem que ser de conhecimento de todos. A Gestão