Monografias
2
3
1 APRESENTAÇÃO
A timidez é uma característica comum em diversas fases do desenvolvimento humano, com maior incidência na adolescência, pois é nesta fase de crescimento instantâneo que o individuo cria sua autoimagem e na maior parte dos casos possui interferência no convívio social que varia de um nível considerado moderado a um nível elevado.
A maioria das pessoas tímidas não reclamam de suas aflições, de suas dificuldades e acabam por se fechar em seu mundo. Pode-se dizer que a timidez é um mal que atua em silêncio e que pode vir a prejudicar a conquista dos objetivos pessoais e profissionais.
A tendência do mercado atual é buscar pessoas que tenham características de liderança, que sejam dinâmicas e que tenham, além do conhecimento técnico, facilidade no relacionamento interpessoal e capacidade de falar em publico. Pessoas que sofrem com o mal da timidez não atendem a esses requisitos e possuem o fracasso como resposta em relação a seus colegas (MACIEL; ZUSE, 2001)
Segundo Albisset (1998) as pessoas não nascem tímidas, elas se tornam tímidas por um complexo de inferioridade que viveram. Experiências traumáticas principalmente na infância, podem vir a acionar, em qualquer época, todo o mecanismo de defesa do organismo, ocasionando aqueles sintomas como: rubor, tremedeira, suor, calafrios e outros.
Alguns estudiosos defendem que a timidez tem sua origem numa prédisposição genética, porém para Crawford e Taylor (2000) a timidez tem sua origem em variantes como: padrões adotados pela família, pais tímidos, situações em que houve humilhações, traumas, maus tratos de colegas e repressões.
A família é algo imprescindível no desenvolvimento da criança, os costumes característicos adotados pelos pais serão base para constituição adulta de seus filhos, que poderão do mesmo modo vivenciar experiências semelhantes que a de seus pais.
Albisset (1998) afirma que a timidez se manifesta em sintomas como: medo das pessoas, medo dos