Gestão de qualidade
Segundo Ferreira qualidade é:
(...) 1. Propriedade, atributo ou condição das coisas ou das pessoas capaz de distinguí-las das outras e de lhes determinar a natureza. 2. Numa escala de valores, qualidade (1) que permite avaliar e, conseqüentemente, aprovar, aceitar ou recusar, qualquer coisa. (...)
Segundo Juran qualidade é:
A palavra tem dois significados principais: (1) as características de produto que respondem às necessidades dos clientes e (2) ausência de deficiências. Um termo genérico para cobrir os dois significados é "adequação ao uso".
Uma análise nas empresas revelou que aquelas que tinham maior qualidade eram cinco vezes mais produtivas. Na verdade, quando são consideradas as implicações dos custos de longo prazo de uma organização e do potencial para um aumento da participação de mercado, os custos totais podem ser levados ao mínimo quando 100% das mercadorias e dos serviços são perfeitos e sem defeitos.
GESTÃO DA QUALIDADE
INTRODUÇÃO
O QUE É QUALIDADE ?
Para que um produto ou serviço possa ser considerado como “ produto ou serviço de qualidade” por quem o adquire, necessita atender às condições: 1.
Estar em conformidade com as especificações:
Isto ocorre quando os produtos / serviços possuem, na prática (dia-a-dia), comprovadamente, as características que estão descritas nos catálogos demonstrativos ou listas de especificações.
2.
Possuir um valor compensador:
Isto ocorre quando o consumidor recebe um benefício compensador
(tecnicamente denominado valor) valo em troca do dinheiro que foi gasto para comprar o produto ou contratar o serviço.
GESTÃO DA QUALIDADE
3.
Estar adequado para o uso:
Ocorre quando o produto adquirido (ou serviço contratado), é capaz de fazer pelo menos o que dele se espera.
4.
Ser atrativo e possuir preço competitivo :
Acontece quando o consumidor usa o direito de escolher um determinado produto / serviço dentre vários outros