Resumo
A voz é produzida na laringe, através da vibração das pregas vocais, isto ocorre devido ao ar que vem dos pulmões. Nos sons surdos ou desvozeados, e na respiração em repouso, as pregas vocais estão separadas e a glote está aberta, quando ocorre o movimento contrário, ou seja, as pregas vocais encontram-se unidas e a glote está fechada, o ar tem de forçar sua passagem, fazendo-as vibrar, com isso temos os sons sonoros ou vozeados.
As pregas vocais podem ficar em outras posições, que não são usuais na nossa língua, formando outros sons:
• Quando as pregas vocais estão juntas em toda a sua extensão, a glote está fechada, porém, observa-se um afastamento das aritenóides, com isso forma uma pequena abertura na glote, resultante num som sussurrado.
• Se a corrente de ar é interrompida bruscamente na glote pelo fechamento por um período mais longo das pregas vocais, temos um som denominado oclusão glotal.
• Quando as pregas vocais continuam abertas e não há vibração por um período mais prolongado após a soltura da articulação da consoante, quando os órgãos já estão posicionados para a produção do segmento