Gestão de qualidade
Produtos: O produto designa um tipo específico de bem com características de tangibilidade, isto é, tem existência física. Decorrente desta característica é o fato de ser um bem que pode ser transportado e armazenado podendo, por isso, ser consumido num local e momento diferente daquele em que é produzido. Distingue-se, portanto, do serviço, o qual apesar de ser também um bem, é um bem intangível, obrigando a que o mesmo tenha que ser consumido ou utilizado no momento em que é produzido.
Serviços: Os serviços são produtos intangíveis, diferente dos produtos materiais, pois os serviços são consumidos a partir do momento que são produzidos. O prestador de serviços é parte do produto, porque o recebimento de um serviço envolve o relacionamento pessoal com o prestador de serviços. O consumidor se faz necessário para a produção de serviço, o que não acontece com os produtos manufaturados, que existirão, independentemente do consumidor, ou se o consumidor vai usá-lo ou não.
2 - Atualmente, a obtenção de certificados de qualidade, na maioria dos setores já não é mais um diferencial e sim um pré-requisito para competir no mercado. Explique o porquê isso ocorre.
Devido às grandes exigências de padrões de qualidade, a obtenção de certificados de qualidade na maioria das organizações tornou-se um pré-requisito para competir no mercado. A obtenção de certificados é uma busca incessante a fim de alcançar a qualidade total por parte das organizações, não visando somente à qualidade do produto, mas também processos, serviços e as necessidades reais dos