Gestão de qualidade
5 ADMINISTRAÇÃO DA QUALIDADE
5.1 INTRODUÇÃO
Todas as pessoas convivem sob a sombra da palavra qualidade. Não é para menos, a qualidade tornou-se alicerce fundamental para as organizações, onde ganhou destaque à cerca de 30 anos. Porém, a sua abordagem é bem mais antiga, vindo de filósofos gregos e chineses.
A primeira abordagem de qualidade dentro das organizações visava a uniformidade dos processos e não havia uma preocupação explícita com a qualidade. A produção em massa abriu as portas para a pesquisa da qualidade.
Como qualidade era sinônimo de uniformidade e o controle de todas as peças produzido era muito demorado, surgiu o controle estatístico da qualidade.
5.2 COMO DEFINIR QUALIDADE?
Não há uma definição universal para qualidade, mas podemos abordá-la segundo alguns pontos de vista.
5.2.1 EXCELÊNCIA
Nesta definição, elaborada pelos pensadores gregos. Excelência é o que diferencia as coisas superiores das inferiores. Refere-se ao mais alto nível possível sob um aspecto. Esta linha é exemplificada por frases como:
1. Qualidade significa a aplicação dos melhores talentos e recursos para produzir os resultados mais elevados;
2. Ou se faz bem feito ou mal feito.
A idéia é obter a qualidade máxima desde o primeiro momento.
5.2.2 VALOR
Esta definição está bastante ligada ao status que o produto ou serviço proporciona para o comprador. Ela surgiu na ascensão da produção massificada de bens de consumo que tinham baixo preço. Ela faz a diferenciação de produtos que podem ser adquiridos a baixos preços e pela grande maioria da população de produtos que são adquiridos somente por pouquíssimas pessoas a custos muito altos. Esta definição segue uma frase de Freud: “Se quiser qualidade, pague por ela”. WILIAM HIROSHI HISATUGU
10
ADMINISTRAÇÃO I
5.2.3 ESPECIFICAÇÕES
Do ponto de vista dos profissionais da área de exatas, qualidade está relacionada com as especificações técnicas de um produto ou serviço. Se