Gestão de qualidade
Introdução
Esta é uma obra baseada no livro Gestão de qualidade, escrito por ISNARD, Marshall JUNIOR, em sua 10ª edição, pela editora FGV,2010.
Nos últimos anos, com a competitividade no mercado, os consumidores exigem cada vez mais a qualidade, isso faz com que as organizações procurem aumentar o grau de qualidade de seus produtos e serviços.
Para que se possa medir e aperfeiçoar a qualidade dos produtos e serviços prestados, foram desenvolvidas varias técnicas, que entre muitas, as mais usadas segundo o autor são: brainstorming e variações, cartas de controle, diagrama de causa e efeito, diagrama de dispersão, estratificação, fluxograma, folha de verificação, gráfico de Pareto, histograma, matriz GUT, 5W2H. Outras ferramentas, pouco usadas, também serão explanadas no decorrer deste conteúdo.
Brainstorming: Da tradução livre significa tempestade de ideias, como o nome se alto explica, é uma ferramenta da qualidade utilizada para obter uma serie de ideias que poderão ou não ser usadas tanto na empresa ou em qualquer lugar. Para ficar de forma democrática, não utiliza da hierarquia nem para escolher os participantes, e muito menos dão mais valores as possíveis ideias de pessoas de cargos superiores e não deve ter crítica e nem uma forma de preconceito as sugestões que iram aparecer. É feito de forma muito simples o grupo deve ter um líder, essa pessoa está encarregada de anotar todas as ideias que sugiram no decorrer do tempo estimado, a escolha dos participantes, na verdade não há escolha as pessoas que se candidata, o bom seria que os candidatos possuíssem cargos diferentes aumentando as chances de ideias, pois cada funcionário conhece bem seu local de trabalho, mas pode ser todos de mesma função não há problema, o que não pode acontecer é o líder escolher as pessoas, isso já mais, pois eles iram para o brainstorming com má vontade e assim as ideias não apareceram. O grupo deve ser formado por no mínimo 5 pessoas e