Gestão de Processos
1. Podemos notar que o MRP tem uma lógica que parte da visão do futuro de necessidades de produtos acabados e depois vem “explodindo” as necessidades de componentes nível a nível , para trás no tempo.Por isso a lógica do MRP é chamada de “programação para trás” ou “backward scheduling”.
2. A natureza da estrutura do produto está intimamente relacionada a seu projeto. Tem influência na "forma" da estrutura. A forma é parcialmente determinada pelo número de componentes de cada nível - quanto maior o número de itens, mais larga será a estrutura. Conseqüentemente, a padronização de componentes para reduzir variedade torna mais fina a estrutura do produto. A forma é também determinada pela quantidade de itens feitos "em casa". Se a maioria dos itens é comprada pronta e ocorrem na fábrica apenas operações de montagem, como no caso do jogo Caça ao Tesouro, a estrutura resultante é bastante horizontal, com poucos níveis. Entretanto, se todos os itens são fabricados de matérias-primas e montados sob o mesmo teto, a estrutura de produto resultante é vertical.
3. Necessidades Brutas – Visam auxiliar na identificação do “que\” e “quanto” é necessário, traz extremamente as necessidades de disponibilidade do item representado em cada período futuro, sendo possível perceber com clareza quais os momentos em que deverão ser tomadas as atitudes gerenciais ao longo do tempo.
Necessidades Liquidas – São quantidades a serem obtidas com base na liberação,com antecedências dadas pelos tempos de obtenção de cada um,de ordens de compra/produção, dos itens em questão.
4. Depende do momento que a nossa empresa vive,para podermos acertas possiveis previsões de mercado,devemos planejar qual estrategia iremos usar,partindo do pressuposto que o mercado é competitivo,e cada vez mais as empresas buscam novas ideias,nossa empresa deve buscar em cima do nosso publico alvo.Podemos usar o mecanisco 5w2h para montar um plano de ação dentro da empresa e dos objetivos a