Gestão de Processos - Mudanças
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO – U.U. PONTA PORÃ
ANDREZZA HOTTA
FERNANDO PENZO
ISAC RODRIGUES
THIAGO QUINHONES
GESTÃO DA MUDANÇA
Disc.: GESTÃO DE PROCESSOS
PONTA PORÃ
2013
1. INTRODUÇÃO
A mudança das relações entre as empresas, na qual se dissemina a prática da terceirização, que consiste na tentativa de concentrar esforços naquelas atividades sobre as quais a empresa detém evidentes vantagens competitivas, desmembrando parte de suas outras atividades, e passando a adquirir serviços e insumos de outras empresas, sejam estas nacionais ou não. Se expressa, dessa forma, uma tendência de descentralização empresarial e desverticalização industrial.
O novo paradigma produtivo, conhecido como especialização flexível, apresenta às inovações tecnológicas trazidas pela informática, pela microeletrônica e pela descoberta de novos materiais, que possibilitaram um grande aumento da produtividade e uma maior flexibilidade dos processos produtivos.
Com a crescente complexidade dos negócios, a necessidade de resultados rápidos e precisos, as empresas fornecedoras de software e departamentos de Tecnologia da Informação (TI) de grandes organizações passaram a assumir um papel de destaque na estratégia e na condução dos negócios.
2. GESTÃO DA MUDANÇA
A economia mundial está passando por uma grande transformação que se manifesta tanto na base produtiva quanto nos âmbitos financeiro e político. Essas mudanças têm-se refletido sobre os diversos mercados e estão de algum modo, associadas à emergência da denominada Terceira Revolução Industrial, à formação de blocos econômicos, ao grande aumento do volume de recursos transacionados no sistema financeiro internacional, e ao fortalecimento do neoliberalismo como a expressão política deste novo processo.
As empresas, para aumentarem sua competitividade e conquistarem novos mercados, têm efetuado uma ampla reformulação das