Gestão de conflitos no processo de mudança organizacional
Francisléia Neri Nascimento[1]
Sophia Faustini de Araújo[2]
Resumo
Este trabalho traz uma discussão sobre as temáticas Gestão de Conflitos e Mudança Organizacional relatando cada aspecto desses, propiciando uma leitura que contribuirá para o conhecimento daqueles que buscam se aprofundar nesses temas. Ao trabalhar esses temas juntos, percebemos que a mudança gera conflitos e esses passam por um processo de gestão em busca de uma solução que acarretará um resultado, que pode ser positivo ou negativo para a organização. O método adotado para a realização do estudo foi a pesquisa bibliográfica.
Palavras chaves: Gestão de Conflitos, Mudança Organizacional,
INTRODUÇÃO
Ao observar as mudanças que vem ocorrendo de forma global, percebe-se que as organizações precisam modificar os seus processos, estratégia e estrutura para não perder sua competitividade. Quando essas mudanças são implementadas podem ocorrer conflitos – que são o resultado do confronto de opiniões divergentes – e para solucioná-los inicia-se um processo de gestão de conflitos em busca de um resultado satisfatório.
O objetivo geral desse estudo é verificar como as mudanças organizacionais geram conflitos e como a gestão destes conflitos pode contribuir para o desenvolvimento das mesmas ressaltando os seguintes tópicos: • Conceituar Gestão de Conflitos • Diferenciar Conflito de Problema • Definir Conflitos Organizacionais • Definir as etapas da Mudança Organizacional • Relacionar Gestão de Conflito e Mudança Organizacional
Este trabalho caracteriza-se por ser um trabalho exclusivamente bibliográfico que servirá de referência para trabalhos posteriores, que explorem a gestão de conflitos e a mudança organizacional tendo em vista a atualidade dos temas e a necessidade de sempre serem trabalhados nas organizações.
Este trabalho se baseia somente