Gestão de mudanças e conflitos
Título: Gestão de Conflitos no Processo de Mudança Organizacional
Tema: Gestão de Conflitos, Mudança Organizacional e Processo de mudança.
Justificativa:
Neste trabalho procuramos focar as dificuldades, traumas, conflitos, razões da mudança, processo de mudança, direção, diagnóstico, plano e processo de mudança, organizacional. Destaque à ação dos agentes de mudanças, profissional diretamente responsável pelo sucesso ou fracasso das novas mudanças.
Trazendo uma discussão sobre a temática Gestão de Conflitos e Mudança Organizacional relatando cada aspecto desses, propiciando uma leitura que contribuirá para o conhecimento daqueles que buscam se aprofundar nesses temas. Ao trabalhar esses temas juntos, percebemos que a mudança gera conflitos e esses passam por um processo de gestão em busca de uma solução que acarretará um resultado, que pode ser positivo ou negativo para a organização.
Enfocar também, a importância da comunicação, aplicada de forma eficiente, como catalisador e facilitador nas transições, principalmente nas catastróficas. A necessidade de se conseguir manter o equilíbrio, para que as organizações possam atingir seus objetivos.
Introdução:
Ao observar as mudanças que vem ocorrendo de forma global, percebe-se que as organizações precisam modificar os seus processos, estratégia e estrutura para não perder sua competitividade. Quando essas mudanças são implementadas podem ocorrer conflitos, que são os resultados do confronto de opiniões divergentes, e para solucioná-los inicia-se um processo de gestão de conflitos em busca de um resultado satisfatório. Diante da visão de Pettigrew e Whipp (1992) para implementar o processo de mudança organizacional é preciso: conhecer as razões da mudança; gerenciar o processo de mudança; definir a direção da mudança; realizar um diagnóstico organizacional; estabelecer um plano estratégico de mudança e monitorar e avaliar o processo de mudança.