Gestao de mudanças no processo administrativo
Gestão de mudanças no processo de inovação
Elaborado por
Abril 2010
Gestão de mudanças no processo de inovação
Resumo
No começo da vida terrestre, quando não existia qualquer tipo de tecnologia, os seres humanos supriam suas necessidades e lutavam pela sobrevivência e segurança com o que encontravam na natureza. Após milhões de anos de desenvolvimento, a perfeição da tecnologia é buscada para atender carências materiais, emocionais e intelectuais.
A tecnologia cada vez se moderniza mais rápido e com isso, constata-se processos de mudanças nos sistemas funcionais de muitas empresas, causando impactos que na maioria das vezes se revelam com a rejeição de muitos funcionários em relação às nova escolhas organizacionais.
Palavras Chave: Tecnologia; Mudança; Inovação, Resistência.
Introdução
O desenvolvimento da tecnologia começou juntamente com desenvolvimento da humanidade. Para sua segurança e sobrevivência, o ser humano converteu recursos naturais em ferramentas simples, que possibilitavam a caça e proteção. A partir da descoberta do fogo e do uso frequente do mesmo, as “ferramentas naturais” e os alimentos foram melhores aproveitados. Dessa forma, a evolução da espécie humana necessitou cada vez mais de novos recursos. Depois do fogo, os seres humanos observaram que a madeira poderia ser usada como combustível para o fogo não apagar.
Muitas mudanças aconteceram a partir daí. A necessidade de desenvolvimento fez com que o homem criasse desde ferramentas simples como a alavanca, o parafuso e a polia, até a maquinaria complexa como o avião, computador e outros dispositivos que auxiliam na contínua evolução da espécie humana e tecnológica.
Com o aumento da capacidade intelectual e do conhecimento científico, é possível perceber a constante corrida pela inovação em todo o mundo. As pesquisas, desenvolvimento de produtos e inúmeros estudos, crescem com o objetivo de melhorar as atividades desempenhadas pelo homem e para satisfazer