A desertificação da Natureza
+ Desertificação
+ Ovinos no Baixo Alentejo
+ Relatórios de Sustentabilidade
+ Sistema de Informação - Extensity
+ Promoção do Ecoturismo
+ Igualdade de Género
+ Estação Meteorológica
+ Workshop Stakeholders
» Galeria de Imagens
» DOCUMENTOS
» Eventos
» Links
» Parceiros
» EEA Grants
» Contactos
PROJECTO CO-FINANCIADO A 85% PELO PROGRAMA EEA GRANTS DO MECANISMO FINANCEIRO DO ESPAÇO ECONÓMICO EUROPEU
Projectos LPN » Rural Value
Desertificação
“A desertificação é a degradação da terra nas regiões áridas, semi-áridas e sub-húmidas secas, resultante de vários factores, entre eles as variações climáticas e as actividades humanas."
Convenção das Nações Unidas de Combate à Desertificação
A Convenção das Nações Unidas de Combate à Desertificação considera susceptíveis áreas com Índice de Aridez entre 0,05 e 0,65. A ONU adoptou o dia 17 de Junho como o Dia Mundial de Combate à Desertificação.
Portugal é um dos países Europeus com maior risco de desertificação, especialmente a região do Alentejo, devido à grande pressão hidrográfica e a prática agrícola. Estas práticas e as actividades agropecuárias insustentáveis intensificam os processos de desertificação através de processos como a salinização dos solos por irrigação, o sobre-pastoreio e o esgotamento do solo pela utilização intensiva e insustentável dos recursos hídricos, através de procedimentos intensivos não adaptados às condições ambientais causados pelo crescimento demográfico. A tudo isto acresce o abandono das regiões agrícolas.
Ver também: Projecto Piloto de Combate à Desertificação - LPN
Clima
Esta é uma zona de pouca influência atlântica, em que a precipitação ocorre sobretudo no Outono e Inverno. O Clima é sub-húmido seco e tipicamente mediterrânico, com Verões secos e quentes e Invernos temperados, com temperaturas que podem variar entre os 8° C e os 43° C. A pluviosidade é baixa (cerca de 400 mm/ano) e de carácter muito