Gestão de pessoa
INTRODUÇÃO
O planejamento estratégico iniciou por volta de 1950, porém, apesar de ser o inicio do pensamento estratégico no ambiente organizacional, ainda era muito restrito. Essa restrição podia ser percebida em relação a sua abrangência, tanto nas áreas que eram envolvidas, quanto na forma como as decisões eram tomadas. A ênfase era na área financeira, o que acabava dando enfoque maior para os controles. As decisões eram tomadas de cima pra baixo, existindo uma hierarquização não envolvendo todos os níveis organizacionais.
As organizações também utilizam planos estratégicos para motivar seus colaboradores e assim atingir suas metas o que é se suma importância diante deste mercado tão competitivo, pois a valorização do capital intelectual é essencial para o sucesso da empresa.
A administração moderna surge como única instituição comum que promove o desenvolvimento das organizações e países, transcendendo todas as fronteiras mundiais. É a ferramenta que torna as organizações capazes de gerar resultados e produzir o desenvolvimento.
OS RECURSOS HUMANOS E A ESTRATEGIA EMPRESARIAL
Talvez a mais surpreendente mudança no papel do RH seja seu crescente envolvimento no desenvolvimento e na implementação de estratégias. Antigamente, a estratégia o plano da empresa no que diz respeito ao modo como ela equilibrará suas forças e fraquezas internas com as oportunidades e as ameaças externas para manter uma vantagem competitiva era um trabalho para os gerentes de operação (de linha) da empresa. Assim, eram o presidente e seu staff que decidiam entrar em novos mercados, acabar com linhas de produtos ou adotar um plano de redução de custos de cinco anos. E o presidente podia de certa maneira deixar as implicações relacionadas a pessoal do plano(admitir ou demitir novos funcionários,contratar empresas terceirizadas para cobrir os funcionários demitidos e assim por diante)para serem efetuadas pela administração de RH.
Hoje as