Logistica
A perspectiva de sistemas surgiu de uma percepção dos cientistas de que certos princípios e conclusões eram válidos e aplicáveis a diferentes ramos da ciência.
Para Ludwing von Bertalanffy, um sistema poderia ser definido como um conjunto de unidades reciprocamente relacionadas, que tem um objetivo e pode afetar as demais partes. Também Bertalanffy percebeu que a ciência costumava tratar de maneira fragmentada muitos problemas que exigiam uma abordagem mais ampla e holística. Para ele, a tecnologia e a sociedade tinham se tornado tão complexas que as soluções tradicionais não mais conseguiam ter êxito. Nesse novo cenário, tornava-se fundamental considerar a abordagem sistêmica para alcaçar resultados satisfatório.
Diariamente pessoas discutem negócios e chegam a acordos satisfatórios sem negociar. A negociação é necessária quando duas ou mais partes se defrontam com diferenças de objetivo ou de ponto de vista. Em decorrência destas diferenças, a negociação envolve um componente fundamental: movimento. LEWICKI, Royl. Fundamentos da negociação. São Paulo: Artes Médicas Sul Ltda., 2002.
Um dos fatores críticos de sucesso em uma negociação para que se tenha um bom resultado é que ambas as partes tenham bem definidas os objetivos realmente necessário dos que são resuldados de um desejo e portanto objetivos pessoais. Para se ter uma negociação saudável, as partes devem se perguntar o que realmente é um objetivo que guiará o objetivo comuns e quais que se não obtidos não infuenciariam, ou influenciariam pouco no resultado final buscado pelo grupo.
Introdução
A perspectiva de sistemas surgiu de uma percepção dos cientistas de que certos princípios e conclusões eram válidos e aplicáveis a diferentes ramos da ciência.
Para Ludwing von Bertalanffy, um sistema poderia ser definido como um conjunto de unidades reciprocamente relacionadas, que tem um objetivo e pode afetar as demais partes. Também Bertalanffy percebeu que a ciência costumava tratar de