Plano de mkt
A informação é a matéria-prima da tomada de decisão. Decisões eficazes de marketing são baseadas em informações sólidas: as decisões em si não podem ser melhores do que as informações em que foram baseadas. A pesquisa de marketing lida com o fornecimento de informações que podem ser usadas para reduzir o nível de incerteza na tomada de decisões, porém a incerteza nunca será plenamente eliminada somente reduzida através da aplicação cuidadosa de técnicas testadas e aprovadas.
As informações que precisamos saber sobre os clientes podem ser separadas em: informações Atuais e informações Futuras. Para os clientes atuais poderiam ser feitas as seguintes perguntas: Quem são os principais mercados-alvo? A que eles atribuem valor? Como é possível aproximá-los mais da empresa? Como podem ser mais bem atendidos?
Quanto aos clientes futuros as questões seriam: Como mudarão os clientes e suas necessidades? Quais os novos clientes que devem ser conquistados? Como podemos conquistá-los?
INFORMAÇÕES SOBRE OS CLIENTES ATUAIS
O ponto de partida é definir que são esses clientes. Podemos definir que os clientes podem não ser os mesmos que os consumidores. Uma maneira prática para abordar a definição de cliente é reconhecer os cinco papéis principais que existem em diversas situações de compra.
• O iniciador: Esse é o individuo (ou indivíduos) que inicia a busca por uma solução ao problema do cliente.
• O influenciador: São todos aqueles indivíduos que podem ter alguma influência sobre a decisão de compra.
• O decisor: levando em conta os pontos de vista dos iniciadores e dos influenciadores, alguém acabará efetivamente, tomando a decisão com relação a qual produto comprar.
• O comprador: O comprador é o individuo que realiza a compra do produto ou serviço. Ele é o individuo que troca o dinheiro pelo beneficio.
• O usuário: Esse é o individuo que consome a oferta.
O que importa em qualquer situação de compra é