Monografia
R.: Em relação a mediadora escolar, ela vem ajudando em todos os aspectos, desde mediar conflitos, até ministrar palestras na escola, abordando os assuntos: indisciplina, agressão, sexualidade, buling e etc.
O profissional anteriormente citado, se faz necessário na escola, porque ele vem para auxiliar os profissionais já existentes, devidamente capacitados.
Este projeto teria sim que ser expandido, para as demais U.E., porque se faz necessário pessoas com visão diferente das do meio escolar.
Relate um caso que poderia ser: (indisciplina, agressão, ou assédio), que você acompanhou relatando a sua natureza e como foi o desfecho dessa ocorrência?. R.: O caso ocorrido na U.E., envolveu três alunas e a inspetora da escola. (indisciplina)
Ocorreu quando três alunas colocaram chiclete no cabelo da inspetora; e a mesma teve que cortar seu cabelo para poder tirar o chiclete. Quando foram chamados os pais das alunas, a responsável de uma das alunas(mãe), veio até a inspetora e falou:
- Que se a inspetora ficasse relembrando o fato ocorrido, iria agredi-la fisicamente.(Agressão); neste momento a mediadora da escola, presenciou o ocorrido.
O desfecho da história, foi o seguinte: A mediadora chamou a responsável pela aluna para conversar, no momento da conversa a profissional falou para a responsável, que aquele ato impensado da mãe, não resolveria nada, pelo contrário, poderia prejudicá-la, uma vez que desacatar uma funcionária publica durante o seu exercício da profissão, poderia lhe causar transtornos. Após a conversa, a mediadora encaminhou a responsável para o coordenador pedagógico, e os três (mediadora, coordenador pedagógico e mãe) entraram num consenso, de que a mesma deveria se redimir, pedindo desculpas para a inspetora na frente da filha, para que a criança, entenda que o que ela fez não estava correto, evitando assim mau