Responsabilidade social interna e diversidade cultural
Responsabilidade Social Interna
A responsabilidade social interna focaliza o público-interno da empresa, seus empregados e seus dependentes. O seu objetivo é motivá-los para um ótimo desempenho, criar um ambiente agradável de trabalho e contribuir para o seu bem-estar. Com isso a empresa ganha a sua dedicação, empenho e lealdade. Os ganhos de produtividade são enormes.
A gestão da responsabilidade social interna é voltada para o público interno com ênfase nas áreas da educação, salários e benefícios, bem como assistência médica, odontológica e social. O objetivo principal é obter maior retorno de produtividade para os acionistas.
De Todos os temas relacionados à Responsabilidade Social Corporativa, talvez o que mais apresente obstáculos para sua efetiva implantação seja o que trata da diversidade cultural, ou seja da igualdade de oportunidade de ingresso, remuneração e desenvolvimento de colaboradores independentemente da sua raça, sexo, credo, cor ou opção sexual.
DIVERSIDADE CULTURAL
A diversidade cultural ganhou importância para as empresas, especialmente a partir da década de 90, em função das mudanças demográficas que passaram a ocorrer tanto na força de trabalho quanto no mercado consumidor. Um número crescente de pessoas oriundos de grupos considerados minorias (mulheres, negros, deficientes, etc.), passaram a fazer parte do mercado de trabalho e, conseqüentemente, do mercado consumidor tornando a diversidade cultural um desafio organizacional a ser compreendido e gerenciado. É possível afirmar que o sucesso da gestão da diversidade é contingencial tanto a fatores internos (estratégia, estrutura, cultura) quanto externos (composição do mercado consumidor, concorrência, turbulência do ambiente). Em determinados contextos pode-se esperar que uma adequada gestão da diversidade cultural venha a representar um recurso estratégico capaz de fazer aumentar a performance das empresas.