Gestão de Desempenho
Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos
Gestão de Desempenho
ETAPA 1
Introdução
A Gestão de Desempenho é um programa amplo-empresarial que atinge a empresa em sua totalidade, incidindo diretamente sobre sua cultura e promovendo profundas modificações no relacionamento interno, tanto no âmbito hierárquico formal como nas relações de interdependência funcional, entre clientes e fornecedores internos. Mas não está neste aspecto relacional o foco desta pesquisa.
As transformações sociais, econômicas e políticas ocorridas na segunda metade do século XX colocaram o mundo em processo de globalização crescente de seus mercados. Segundo Hill (1998) a globalização pode ser entendida como um conjunto de mudanças convergentes no sentido de um mundo mais integrado e interdependente, onde comércio, finanças, mercados, e produção não apresentam um escopo unicamente local. Ela tem sido impulsionada por vários fatores, como a crescente desregulamentação dos mercados, a queda de barreiras comerciais, o desenvolvimento de novas modalidades de transportes e a mudança do perfil do consumidor, que exige maior valor agregado. No setor automobilístico, por exemplo, esta globalização é impulsionada pela saturação dos mercados europeu, norte-americano e asiático.
A globalização, em manufatura, é caracterizada pela integração do setor produtivo da fábrica, com logística e operações, tendo como base de apoio a tecnologia da informação.
Nesse contexto, é possível visualizar a gestão de competências e a gestão de desempenho como instrumentos que fazem parte de um mesmo momento, voltado a oferecer alternativas eficientes de gestão às organizações. Mas até que ponto esses instrumentos representam tecnologias de gestão díspares? Não seriam terminologias diferentes utilizadas para representar um mesmo construto? São tecnologias apresentadas como distintas apenas em decorrência de mais da teoria