Umbiquidade
DEPARTAMENTO DE ESTUDOS BÁSICOS E INSTRUMENTAIS - DEBI
CURSO DE ZOOTECNIA
RELATÓRIO DA PRÁTICA
“UBIGUIDADE”
Relatório apresentado ao curso (zootecnia) da UESB - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, para a disciplina (Microbiologia) como requisito básico para composição da nota da 2º unidade, referente à atividade prática em laboratório sobre Ubiguidade.
Prof.ª Ligia
Itapetinga-BA
2011
RESUMO
Este trabalho teve como ponto de relevância a busca pela observação e avaliação das condições de limpeza e higiene de determinados locais previamente identificados pela equipe da prática, na busca de mensuração dos tipos e formas de fungos e bactéria. A técnica de ubiquidade é utilizada para obtenção de colônias de fungos em determinados ambientes internos com pouca presença de luz, e bactérias em ambientes principalmente externos e com boa aeração, permitindo com isso a diferenciação dos microorganismos que cresceram em meio de cultura PCA e PCA mais ácido tartárico.
INTRODUÇÃO
Para estudar os microorganismos e as varias formas de lidar com sua diversidade é necessário o conhecimento de microbiologia. Assim, a microbiologia significa o estudo da vida microscópica.
Segundo (Pelczar Jr.) alguns microorganismos patogênicos podem ser transmitidos pelo ar através de minúsculas gotículas ou partículas de poeira que são invisíveis a olho nu.
Para a identificação de um determinado microorganismo como é demonstrado na técnica de ubiqüidade, pois é de fundamental importância conhecer suas características, o reconhecimento da fonte ou origem do microorganismo (ambiente, espécie, tipo de patologia), e para uma identificação e a correta caracterização cultural dos microorganismos em meio, assim como a execução e interpretação.
A presença de microorganismos se dá em todos os locais, suspensos no ar ou assentados com poeira em várias superfícies,