Gestão de carreira
Fortaleza, CE
2014
INTRODUÇÃO
O decorrer deste trabalho visa descrever através de resenha os conceitos sobre Carreira definidos por diversos autores através do texto científico analisado.
Também serão explicitados dados do aprendizado em sala de aula, como também de autores descritos na bibliografia deste trabalho, ligados ao tema e de outros trabalhos de pesquisa científica.
A forma descritiva da resenha, toma por base conhecimentos literários acerca da Carreira com conceitos formados e já divulgados através de livros e artigos.
Peres¹, Janete Lúcia Pagani. GESTÃO DE CARREIRA: UMA QUESTÃO DE AUTOCONHECIMENTO – Convibra Administração
Este é um texto científico que aborda de forma teórica, o conceito de Gestão de Carreiras nos dias atuais, com foco na importância do planejamento através do autoconhecimento, visualizando como resultado a satisfação e a qualidade de vida no ciclo profissional.
No decorrer do texto observamos que foram considerados conceitos e pontos de vistas de estudiosos e formadores de opinião, além da literatura que trata do assunto com pequenos desvios referentes a áreas correlatas.
O autor Dutra (1996) reafirma a dificuldade para a definição do termo Carreira uma vez que agrega vários significados. Somente a partir do século XIX começou a ser utilizado para definir a trajetória de uma carreira profissional. Ainda conforme literatura de Dutra (1996) existem dois modelos de carreira que estão dispostos como modelo tradicional que vigorou até a década de 70 e foi marcado pela estabilidade, progressão linear e vertical e o trabalhador possuía maior estabilidade no emprego. Porém, no modelo moderno, configura-se uma progressão descontínua mais horizontal do que vertical e com um grande índice de instabilidade.
Segundo Savioli (1991) as fases da carreira são comparadas as fases da vida (nasce, cresce, amadurece e morre) e é móvel com