Gestão de Carreiras
No plano social atual, que exíge do indivíduo cada vez mais para que ele possa garantir a continuidade do todo e também a realização de seus ideais, a competitividade profissional tornou-se um elemento estabelecido na base de um processo cada vez mais acirrado, sobretudo em um mundo onde as fronteiras estão praticamente suprimidas. O mercado profissional acaba adotando, a chamada “Lei da Selva”. Nesse contexto podemos usar uma ferramenta eficaz : a Gestão de Carreiras.
Gerir uma carreira estimula e oferece a metodologia para o planejamento individual da carreira e estruturação do desenvolvimento profissional. As discussões sobre carreira assumem atualmente dois rumos: um deles foca o papel da pessoa, e o outro, o das organizações, uma vez que essas descobriram ser vantajoso investir nesse nicho. É a criação de princípios, estratégias, políticas e práticas ou processos de gestão. As políticas de gestão estabelecem diretrizes de atuação que buscam objetivos de médio e longo prazo .
Em um plano mais prático podemos dizer que a gestão de uma carreira, no ponto de vista pessoal, começa com a avaliação do perfil individual, com a definição das habilidades, desejos e objetivos a serem alcançados. A partir daí traça-se um caminho avaliando-se qual a situação individual em relação ao objetivo; analisa-se as alternativas e escolhe-se a melhor dentre elas, implementa-se o plano e avalia-se os resultados. Em resumo : O quê fazer ? Por quê fazer ? Como e quando fazer ? Quanto e com quais recursos?
Definidos tais pontos inicia-se o projeto, aliando dedicação, perspicácia, organização e comprometimento. Não devemos esquecer que durante esse trajeto devemos desenvolver as relações humanas, essenciais em qualquer ambiente de trabalho, investir no marketing pessoal pois a “venda da imagem” é muito exigida na promoção pessoal, e sempre manter-se atento e informado pois a estagnação de conhecimendo pode gerar a atrofia profissional.
Podemos apenas