Projeto Intervenção Setor Sul
DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA CIVIL
CURSO DE NOÇÕES DE ARQUITETURA
INTERVENÇÃO SETOR SUL
Orientador:
Rodolfo Naves
Orientandos:
Airton Ricardo de Oliveira Junior
Pedro Henrique Moreira Neves
Goiânia
2014
Trabalho apresentado para composição da primeira nota de N2 do curso de Noções de Arquitetura, no Departamento de Engenharia Civil, da Universidade Católica de Goiás, sob orientação do Prof. Rodrigo Naves.
Goiânia
2014
Aos nossos pais, nossa eterna gratidão e carinho, por nos conduzirem no caminho da sabedoria e do conhecimento.
RESUMO
O projeto Cura refere-se à sigla de Comunidade Urbana para Recuperação Acelerada (Cura), que visava estimular a ocupação de lotes baldios no Setor Sul e integrar a região central com a sudoeste, por meio de praças de convivência. As primeiras análises aconteceram em 1974, por meio do Programa de Complementação Urbana promovido pelo Banco Nacional de Habitação (BNH).
Conforme análise da época feito pelo Instituto de Pesquisa e Planejamento de Goiânia (Iplan), os objetivos estabelecidos, partindo das demandas do bairro, foram: urbanização das áreas livres transformando-as em áreas verdes com equipamentos de lazer; complementação das redes de água, esgoto, energia elétrica, iluminação pública; pavimentação e de galerias de águas pluviais e incentivo ao aumento do índice de construção gerando, a médio prazo, total ocupação dos lotes. De imediato, o alto custo logo levou à suspensão da complementação da rede de esgoto. Para as áreas livres foram propostos os seguintes equipamentos: playground, quadras poliesportivas, bancos, bebedouros, vegetação, pavimentação e iluminação.
No entanto, a realização do Cura foi lenta. Previsto para ser iniciado em 1974 e concluído em 1975, foi iniciado em 1977 e parcialmente concluído em 1980. Mas mesmo após a sua conclusão, as áreas livres continuaram