gestao carreira
O mundo está passando por mudanças muito rápidas, inclusive o mundo do trabalho. O ritmo alucinante das mudanças que marcou as décadas recentes teve impacto importante nas relações de trabalho. Hoje, os profissionais buscam manter a sua empregabilidade e não necessariamente um emprego para a vida toda.
Esta é uma mudança de paradigma que coloca o profissional como responsável pela condução de sua própria carreira. Não é mais possível que apenas as empresas se preocupem com a carreira de cada colaborador, uma vez que as competências de cada indivíduo devem ser desenvolvidas de acordo com a sinalização do mercado e a aplicabilidade dessas competências em várias organizações (Malschitzky).
Todo o esforço despendido para a obtenção de novos conhecimentos somente terá validade quando estes puderem efetivamente ser utilizados nas atividades desenvolvidas pelo indivíduo. Sendo assim, o planejamento e a gestão de carreira tornam-se um fatores preponderantes na condução da trajetória profissional e estimulam o indivíduo a fazer uma análise de suas competências e, principalmente, a entender a si mesmo, tornando mais fácil a condução de seus ideais, facilitando o encontro do trabalho certo, e consequentemente aumentando seu nível de satisfação.
Para refletir:
Existe um momento adequado para começar a planejar minha carreira?
Não existe um momento certo para começar a planejar sua carreira, alguns autores como Oliveira (2009) acreditam que existem pelo menos cinco momentos principais em que uma pessoa pode pensar em seu plano de carreira, são ele:
Momento 1: a pessoa ainda não decidiu o que quer fazer da vida, e a sua preocupação é conseguir identificar algumas profissões com as quais poderá trabalhar.
Momento 2: a pessoa já definiu e consolidou – ou está em processo de consolidação – quanto à área em que quer atuar ao longo da sua vida útil. Essa situação pode corresponder à de alguém que está concluindo o seu curso universitário ou