Evolução das técnicas de desenvolvimento de sistemas
Introdução 2
1. Processo de desenvolvimento de software 4 5 6
2. Evolução das técnicas 8
3. Análise estruturada moderna 10
4. Análise orientada a objetos 12
5. Comparação 16
Conclusão 18
Bibliografia 19
Introdução
A demanda para o desenvolvimento de aplicações complexas tem crescido de forma exponencial. Cada vez mais, há necessidade do desenvolvimento de novas aplicações. O uso racional dos orçamentos das Empresas em tecnologia da informação é uma necessidade imperiosa nos dias atuais. A empresa que consegue uma melhor utilização dos seus recursos financeiros e humanos ganha mais força para investir mais e melhor, tornando-se mais competitiva.
O desenvolvimento de software é uma atividade sedutora, mas na maioria dos casos, realizada de maneira desorganizada. Espera-se que a equipe responsável pelo desenvolvimento seja capaz de resolver problemas cada vez mais complexos e, devido à enorme flexibilidade que é atribuída ao software, imagina-se que é possível a sua aplicação a um grande número de situações. A natureza abstrata que envolve a maior parte do desenvolvimento de um software permite que ele se adapte a praticamente qualquer domínio.
Para minimizar os riscos com o desenvolvimento destas aplicações, torna-se imperativo o uso de uma técnica de desenvolvimento de sistemas.
As empresas, com algumas exceções, não se preocupam muito em saber os motivos do uso de uma técnica. Na maioria dos casos são movidas por modismos e a área de desenvolvimento de sistemas tem dificuldade de justificar para a diretoria, investimentos em produtos e treinamentos para implantação de uma técnica que melhore o processo de desenvolvimento de software.
Com esse trabalho, pretende-se oferecer subsídios para a escolha de uma técnica que melhor suporte o desenvolvimento de sistemas nos dias atuais.
Para desenvolver o referido tema, foram feitas pesquisas em vários livros e artigos que descrevem as 2 técnicas mais utilizadas pelas