graduando
ERGONOMIA
Professora: Eliete Medeiros
CAPÍTULO I – O SER HUMANO E O TRABALHO
A ergonomia tem por objetivo o trabalho.
Trabalho é o conjunto dos fenômenos
(fisiológicos, psicológicos e psíquicos) que caracterizam o ser humano cumprindo atos.
Estes resultam de um conjunto de movimentos do homem, usando corpo, pensamento, desejos, direcionados a esse objetivo –
Trabalho.
1
A evolução do homem
O ser humano hoje, passa a maior parte do tempo de sua vida no trabalho. Na sociedade contemporânea, a maior parte deste trabalho é realizada dentro de organizações, com o objetivo de produzir bens e serviços.
A forma de intervenção do homem sobre a natureza, coincide com a própria história do desenvolvimento da humanidade. Antes... necessidades de sobrevivência frente a um ambiente adverso. O ser humano inicialmente lidava com as atividades de: produção de ferramentas –a 1ª ferramenta fabricada na Tanzânia (1.750.000 anos): pedra lascada e seixos partidos. utilização do fogo; polimento das pedras e cozimento dos alimentos (período paleolítico). introdução da agricultura, domesticação dos animais,modelagem cerâmica e fabricação do vinho e da cerveja (organização social mais consistente) Fabricação de machadinha na Grã-Bretânha
– período neolítico. descoberta da alavanca - Técnicas primitivas tiveram origem nesta descoberta (multiplicou a capacidade p/ mover cargas).
Emprego de metais – Idade de Bronze.
2
As novas descobertas:
- caracterizaram-se pela utilização do vapor
(Héron de Alexandria – 130 a.C.,
- A descoberta da roda e a construção das grandes obras como as pirâmides do Egito, da energia elétrica, representando o aproveitamento dos resultados das ciências naturais para a indústria.
Na Revolução Industrial - o trabalho braçal foi substituído pelas máquinas, caracterizando o início do sistema fabril (Taylorismo e Fordismo).
O Significado do Trabalho
O