Graduando
CONFLITO ISRAEL-PALESTINO SOB UMA ÓTICA ANTROPOLÓGICA
Matheus Vinicius Machado1
RESUMO:
Este artigo busca compreender e explicar o conflito entre Israel e Palestina,assim como os efeitos da criação do Estado de Israel e o papel da ONU neste conflito que se estende desde 1947, quando em assembleia realizada pela Organização das Nações Unidas (ONU), presidida pelo brasileiro Oswaldo Aranha, foi propositada a divisão da Palestina em dois
Estados, o Estado Judeu e o Estado Árabe. Acontece que em 1948, quando os judeus, fundaram oficialmente o Estado de Israel, o Estado Árabe não foi estabelecido e os palestinos lutam até hoje para seu Estado seja reconhecido.
PALAVRAS-CHAVE: Israel. Palestina. Organização das Nações Unidas. Conflito Israel e
Palestina.
1. INTRODUÇÃO
Conflito Israel-Palestino é a nomenclatura dirigida à guerra armada entre Israelenses
(judeus) e palestinos(mulçumanos e drusos), o conflito árabe-israelense. As vertentes longínquas do enfrentamento remetem ao final do século XIX, época na qual os camponeses judeus iniciaram a migração para a região da palestina e se reunir com outros judeus que restaram das invasões históricas. Naquela época os judeus eram um dos povos que ainda não possuíam um Estado próprio, assim tendo como consequência várias perseguições, tiveram como mola propulsora o projeto do sionismo (cujo ideal era refundar na Palestina um estado judeu). No entanto, a Palestina que já era habitada há milênios por judeus, nos últimos séculos fora ocupada por uma maioria árabe, muitos oriundos da Síria e outras localidades vizinhas, dentro também do império Turco-otomano, em busca da oportunidade de pastorear animais e outros trabalhos.
2. O PROCESSO DE FORMAÇÃO DO ESTADO DE ISRAEL
No ano de 63 a C. a região conhecida hoje como Israel foi tomada pelo Império
1
Graduando em Ciências Jurídicas – Unemat / Alta Floresta – Email: Matheus_v_machado@hotmail.com
2
Romano e a coabitação com Roma acabou