quimica ch4
O metano na Terra é um gás primordial de altíssima estabilidade termodinâmica, tipicamente encontrado na terra, em depósitos petróleo, em hidratos de
Metano
na de
Terra:
gás abaixo do fundo marinho ou sob áreas de geleiras, nas emissões de vulcões de lama, neste último caso, por vezes acompanhado de outras substâncias.
Acredita-se que vastas quantidades de metano estejam presentes no interior da terra (manto). A migração até níveis menos profundos ou na superfície é dado através de grandes estruturas geológicas (falhas), sobretudo nos limites de placas tectônicas
É considerado o terceiro gás que provoca efeito estufa (depois do dióxido de carbono e vapor d'água). Ele possui um menor tempo de residência na atmosfera, quando comparado com o CO2. No entanto, possui um potencial de aquecimento 60 vezes maior.
Além da alta capacidade de absorção radiação infravermelha (calor), o metano gera outros gases do efeito estufa .Se houvesse na atmosfera quantidades iguais de metano e de dióxido de carbono, o planeta seria inabitável.
O metano é às vezes chamado de gás dos pântanos, por ser um subproduto da deterioração
Origem:
O metano era originariamente chamado gás dos pântanos e é o principal constituinte do biogás, pois pode ser produzido pela digestão anaeróbica de matéria orgânica, como lixo e esgotos, através de microorganismos chamados archaea.
O metano é um gás incolor, sua molécula é tetraédrica e apolar (CH4), de pouca solubilidade na água e, quando adicionado ao ar se transforma em mistura de alto teor inflamável. É o mais simples dos hidrocarbonetos.
Importância:
O metano é um gás altamente inflamável, que, se armazenado em um cilindro e conectado a um fogão pode ser usado e apresentar um melhor
"desempenho" como fogo.
Consequências
Uma recente pesquisa, publicada na revista
"Science", afirma que a causa de extinção em massa há 200 milhões de anos pode ter sido o lançamento na