Graduando
CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS
CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS
DISCIPLINA: TÓPICOS EM BIOSSEGURANÇA
PROFESSOR: Dr. Edmundo Carlos Grisard
ANÁLISE DE RISCO DO LABORATÓRIO DE ECOLOGIA DE ÁGUAS CONTINENTAIS
Descrição do laboratório e elaboração do mapa de risco
David Leiroza
Fabricia de Fátima Loch
Gabriela Oms
Ingrid Brand
Luisa Ribeiro
Tamyres de Fátima dos Santos
Junho de 2013
I – Apresentação
Biossegurança pode ser definida como ciência, conduta e conjuntos de ações que trazem, como ponto comum, a noção de controle de riscos.
A definição existente nas Diretrizes gerais para o trabalho em contenção com material biológico do Ministério da Saúde, afirma que biossegurança é a condição de segurança alcançada por um conjunto de ações destinadas a prevenir, controlar, reduzir ou eliminar riscos inerentes às atividades que possam comprometer a saúde humana, animal e vegetal e o ambiente.
Os níveis de riscos podem variar de laboratórios, desde o mais simples de nível 1 (um), até o mais complexo e perigoso de nível 4 (quatro). O laboratório citado ao longo desse relatório é de escala de risco mínima, ou seja, um laboratório de nível um, o que não significa uma ausência de riscos.
II- Descrição do Laboratório
II.a) Identificação do Laboratório:
O Laboratório de Ecologia de Águas Continentais é localizado no Centro de Ciências Biológicas da UFSC, em Florianópolis/SC, no campus Trindade , departamento de Ecologia e Zoologia (ECZ). Telefone: (48) 37219099 Fax: (48) 37215156. Possui nível de biossegurança 1.
II.B) Identificação dos Pesquisadores e Resumo dos Estudos Realizados
Coordenador: Mauricio Mello Petrucio (Prof. Dr. Adjunto - Ecologia-UFSC)
Professor adjunto do Departamento de Ecologia e Zoologia, Centro de Ciências Biológicas, da Universidade Federal de Santa Catarina. Tem experiência na área de Ecologia, com ênfase em Limnologia. petrucio@ccb.ufsc.br Alunos
1. Denise Tonetta