O gigante acordou
Introdução A corrupção é um capítulo singular na história brasileira, a partir do sec XVI desde colonização brasileira essa pratica vem acontecendo e com isso vem ocorrendo à degradação do patrimônio do brasileiro, dos seus direitos, do além de perpetuar as mazelas existentes do provo brasileiro. Com o passar dos anos essa pratica não diminuiu e vem só aumentando já que os governantes ficam passiveis de punição e retaliação. Lavagem de dinheiro, desvio do dinheiro publico, propinas, promessas vãs, descasos, aumentos abusivos tudo isso faz parte de uma rede que se propaga por todo pais e que num dado momento a população chegou a dizer um basta de ante de tanta falta de controle e abuso contra a população.
1. O Estopim
Os protestos no Brasil em 2013 foram várias manifestações populares por todo o país que inicialmente surgiram para contestar os aumentos nas tarifas de transporte público, principalmente no estado de São Paulo onde os manifestantes tomaram conta das ruas com diversos cartazes e gritos de protestos, gritando ordem e direitos. O aumento baseava-se na tarifa do transporte urbano, tarifa essa que seria um acréscimo de R$0.20 centavos de acréscimo na tarifa vigente.
Esse movimento ganhou grande apoio e clamor popular e a população de varias cidades brasileiras aderiram o movimento. Houve também forte repressão policial contra as passeatas, culminando assim ainda mais a revolta dos populares e podemos ver assim a intervenção do ESTADO através da força e do poder. O apoio aos protestos passou a abranger uma grande variedade de temas, como os gastos públicos em grandes eventos esportivos internacionais, a má qualidade dos serviços públicos e a indignação com a corrupção política em geral. Os protestos geraram grande repercussão nacional e internacional. Foi uma das maiores mobilizações no país desde as manifestações pelo impeachment do então presidente