O Gigante Acordou
Desde de sua inauguração em Abril de 1960, Brasília vem se tornando, após cada fim de mandato, um distrito desvinculado do país que cuja única ligação é a exorbitante arrecadação fiscal. E durante anos a maioria do povo brasileiro manteve um olhar passivo sobre a nossa realidade política, deixando tudo isso passar como despercebido. Mas, por trás desse comportamento indiferente há uma indignação e revolta tão grandes, apenas vinte centavos foram o suficiente para que essa inércia fosse rompida.
O Governo trouxe para o Brasil a Copa do Mundo alegando que esta traria grande avanço para o país, porém observa-se que foi feita apenas uma maquiagem de R$ 25,5 bilhões para agradar a FIFA. Enquanto são construídos belos estádios, que serão necessários só no lazer, o nosso sistema público de educação e saúde continua precário e ineficiente. Ademais, vale-se ressaltar que no ano de 2012 foram investidos somente R$ 4,5 bilhões em educação e saúde em todo o país.
Devido à velocidade com que os protestos se disseminaram pelo Brasil, grandes resultados foram obtidos em pouco tempo. Por exemplo, a corrupção passou a ser considerada crime hediondo, a PEC 37 foi derrubada, reduziram-se o preço das passagens, etc. Entretanto, ainda há um grande caminho até atingir os políticos de má índole.
É evidente a importância de mostrar o quão insatisfeitos estamos com a administração do dinheiro público, uma vez que maioria de nossos representantes se mostra desleixado aos problemas da nação. É necessário que a população se atente às estratégias políticas e não se contente com o pouco que já foi conseguido. Pois, fixar o país no caminho do progresso só será possível se o gigante não voltar a dormir.