responsabilidade social
Para As Empresas Face À Globalização
Rita De Cássia Guedes: Em Administração de Empresas: Bacharel pela FGV/SP,
Pós-graduada pela Harvard University e Mestre pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.
Resumo
O presente estudo propõe o debate acerca da importância da responsabilidade social e da cidadania empresariais como estratégia de posicionamento de empresa, de produtos e de marca e como um diferencial competitivo face à uma dinâmica de mercado cada vez mais globalizada e portanto, mais competitiva, mais volátil e mais commodity em produtos e serviços.
Abstract
This work aims to discuss the importance of social responsibility and corporate citizenship as a means of strategic positioning for the company, and the consequent positive image transfer to its products and brand name. This positioning provides a competitive differential for the company within a market dynamic that is more and more globalized.
Introdução
Iniciaremos este trabalho usando a proposta de Lester Thurow (1996) procurando identificar as forças políticas, econômicas e sociais que direcionaram a globalização para compreendermos o ambiente competitivo e volátil no qual as empresas estão inseridas atualmente onde produtos e serviços viraram commodities e o cliente tem ao alcance em qualquer lugar e a qualquer momento um produto e / ou um serviço.
Dentro desse contexto, apresentamos o estudo de caso de empresas que se diferenciaram na mídia ao relançarem seus produtos através da promoção de evento sobre responsabilidade social e cidadania e avaliamos a exposição positiva dessas empresas na mídia e o fortalecimento de suas imagens institucionais advindos do
1
comprometimento comunitário. Com a apresentação desse estudo de caso acreditamos poder colaborar na exposição de alternativas viáveis, concretas e estratégicas de atuação empresarial solidária no Brasil e no mundo.
O fenômeno da